VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM MULHERES

UMA NECESSIDADE DE REAFIRMAÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO DIANTE DO CENÁRIO SOCIAL E FAMILAR

Autores

  • Litiane Motta Marins Araújo UNIGRANRIO
  • Carmen Caroline Ferreira do Carmo Nader UNIGRANRIO

Palavras-chave:

violência doméstica; mulheres; legislação brasileira; resoluções do CNJ

Resumo

As reflexões a que se propõe o desenvolvimento do tema enuncia a defesa da mulher tendo como base a Legislação Brasileira e as resoluções do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, num papel relevante de empoderamento e proteção à Mulher. A legislação ainda se encontra distante de atender a necessidade da Mulher, mas começamos a identificar um papel relevante de instrumento das políticas públicas de órgão central de poder do poder judiciário na realização de ações afirmativas e protetivas. O CNJ alvitra medidas políticas de estruturação da Justiça para acolhimentos de medidas combativas aos crimes de violência doméstica e o estímulo do órgão de cúpula do Judiciário à mobilização nacional contra o feminicídio e outras espécies de violências.  A mudança social e familiar, que vai modificar cenário atual de crescimento da violência e desigualdade, propiciando a igualdade e concretização da direitos independentemente da raça, classe social, etnia, orientação sexual e Gênero.

Biografia do Autor

Litiane Motta Marins Araújo , UNIGRANRIO

Doutoranda em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Universidade Unigranrio/Afya. Professora de Graduação e Pós-graduação.

 Avaliadora ad hoc Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Carmen Caroline Ferreira do Carmo Nader, UNIGRANRIO

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do curso de Direito da Universidade Unigranrio/Afya. Presidente da Comissão Especial de Direito à Educação da OAB Nova Iguaçu-Mesquita

Publicado

03.10.2023

Edição

Seção

SIMPÓSIO On49 - A INTERP. DE DHs/FUND. EM SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS/MULTICULTURAIS