A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILDIADE NA ATUAÇÃO DAS EMPRESAS DENTRO DO METAVERSO PARA GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Camila Carvalho Mendonça Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)
  • Mayara de Paula

Palavras-chave:

sustentabilidade; direitos humanos; direitos trabalhistas; metaverso

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto analisar a necessidade de as empresas atuantes no metaverso adotarem abordagem sustentável com o fim de promover os direitos humanos. Este trabalho pretende contribuir com a produção científica ao aproximar o debate sobre efetivação de direitos humanos, obrigações das empresas com a sustentabilidade e o metaverso, vez que o mundo vive o início da era da imersão, com pretensões de criar nova forma de interação social, sobretudo, em relação ao ambiente de trabalho. No entanto, a implementação dessa tecnologia gera muitas dúvidas e preocupações. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é analisar a possibilidade de as empresas promoverem o desenvolvimento sustentável no metaverso, garantindo assim os direitos humanos. Para isso, os objetivos específicos são identificar qual a relação entre direitos humanos e sustentabilidade; as obrigações dos empregadores no metaverso; e, por fim, o papel das empresas atuantes no metaverso em promover a sustentabilidade. Nesse sentido, a discussão sobre a evolução do trabalho dentro do metaverso é relevante, pois há uma grande demanda para a identificação dos profissionais que atuam nesse ambiente virtual. Embora essa questão ainda seja pouco explorada, as empresas de tecnologia já estão investindo na busca por soluções mais eficazes para essa problemática. Além disso, a ONU vem alertando sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável, que leve em conta o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade, o que não poderá ser negligenciado pelas empresas que desempenharem, ainda que exclusivamente, suas atividades no metaverso. Para alcançar os objetivos, a metodologia a ser utilizada é a da pesquisa bibliográfica em artigos científicos, sites e livros. Como hipóteses tem-se que será necessário empenho de todos os países para adoção de medidas a fim de exigir das empresas que atuam no metaverso ações que visem à sustentabilidade e a promoção dos direitos humanos. Assim, o resultado parcial é que é possível verificar que a realidade virtual é algo que traz muitos questionamentos envolvendo sustentabilidade e direitos humanos, dentre os quais pode-se mencionar a preocupação com o bem estar com o funcionário, uma vez que o uso dos óculos de realidade virtual por muito tempo pode causar problemas de saúde e também a questão que essa tecnologia poderá gerar discriminação com as pessoas com deficiência visual, que não conseguem acessar o metaverso. Com isso, a adoção de regras pelos países torna-se imprescindível para assegurar a pretensa sustentabilidade, garantias dos direitos humanos e trabalhistas nesse novo universo.

Biografia do Autor

Camila Carvalho Mendonça, Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)

Mestra em Direito Constitucional e Democracia na Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM. Pós-Graduanda em Direito Digital, Proteção de Dados e Compliance Trabalhista pela Escola Mineira de Direito – EMD. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM. Pesquisadora e Advogada. Para contato: adv.camilamendonca@gmail.com.

Mayara de Paula

Mestranda em Direito Constitucional e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Pós-Graduanda em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Advogada e Pesquisadora. Para contato: mayaradepaula.di@gmail.com

Publicado

03.10.2023

Edição

Seção

SIMPÓSIO On127 - DIREITOS HUMANOS, EMPRESAS E SUSTENTABILIDADE